• a
    Análise preditiva
    Prática de extracção de informação existente em data sets, de forma a identificar/determinar padrões para prever futuros resultados e tendências, com algum grau de fiabilidade. Aplicado ao negócio, os modelos preditivos são utilizados para analisar dados actuais e históricos de forma a conhecer melhor os clientes, produtos e processos e para auxiliar a identificação de potenciais riscos e oportunidades para a organização.
    API
    Application Programming Interface, em Português Interface de Programação de Aplicações: conjunto de rotinas, protocolos de comunicação e ferramentas utilizadas para a construção de software, que permite a utilização das suas funcionalidades por outras aplicações que não estão envolvidas no detalhe da programação do software. A Interface de Programação de Aplicações permite que duas aplicações, codificadas de forma diferente, comuniquem entre elas de forma célere e segura.
    Arquitectura aplicacional
    Conjunto de aplicações utilizadas por uma organização na gestão dos dados e suporte dos processos internos.
    Arquitectura de sistemas
    Modelo conceptual que representa a estrutura, comportamento e interacções entre as diferentes aplicações/softwares duma organização.
  • c
    Customer journey
    Representação de todas as etapas em que o cliente contacta com a empresa/marca - desde o seu primeiro contacto até à sua experiência pós-compra. O mapeamento e análise da customer journey permitem à organização aumentar o seu conhecimento acerca do comportamento do cliente e identificar pontos críticos/de fricção, de forma a melhorar os pontos negativos e manter ou potenciar pontos positivos. A customer journey deve ser revista e mapeada frequentemente.
    Customização
    Acção de modificar algo de forma a que se adeque melhor a um determinado indivíduo ou tarefa. Geralmente, no âmbito empresarial, a customização está estreitamente relacionada com a adequação do produto/mensagem ao gosto e necessidades do cliente, adaptando-o de acordo com as suas preferências ou especificações pessoais.
  • d
    Digitalização
    Processo que envolve a transformação das operações da organização, através da utilização de tecnologias digitais, e de novos processos, sistemas, ferramentas e meios de colaboração, alterando a sua forma de actuar e tornando os processos mais inteligentes. Tal transformação, implica novas receitas e oportunidades de criação de valor para a organização.
  • e
    Ecossistema
    Rede de organizações, que engloba fornecedores, clientes, distribuidores, instituições e demais parceiros, num ciclo de geração e agregação de valor. A ideia de ecossistema relaciona-se com o facto de cada entidade da rede afectar e ser afectada pelas restantes, criando uma relação em permanente evolução em que as entidades devem ser flexíveis e capazes de se adaptar e colaborar, tal como num ecossistema biológico.
    Estratégia omni-canal
    Abordagem adoptada pelas organizações para proporcionar ao cliente uma experiência de compra coerente e alinhada ao longo de múltiplas plataformas, qualquer que seja o canal escolhido, quer físico, quer online.
  • f
    Ferramentas de simulação
    Instrumentos (como, por exemplo, softwares de simulação 3D) que permitem a modelação de fenómenos através de um conjunto de fórmulas matemáticas. Assim, é possível observar o comportamento de uma operação sem necessidade de a executar, sendo de grande utilidade em fases de concepção e design de produtos, equipamentos e soluções, uma vez que permite aproximar iterativamente o mesmo das especificações sem recorrer à utilização de recursos físicos.
  • i
    Inovação tecnológica
    Melhoria/optimização dos serviços, produtos, modelos de negócio e processos da organização feita através da utilização de tecnologias digitais.
    Integração horizontal
    Integração dos processos e sistemas da organização com outros stakeholders da cadeia de valor, desde os fornecedores e parceiros até ao cliente.
    Integração vertical
    Integração dos processos e sistemas de todos os níveis hierárquicos dentro de uma organização.
    Inteligência Artificial
    Atribuição a sistemas informáticos de mecanismos de inteligência semelhantes a um humano.
    Interoperabilidade
    Capacidade de um sistema, informático ou não, de comunicar transparentemente com outro sistema.
    IoT - Internet of things, em Português Internet das coisas:
    conceito que compreende todos os aparelhos e objectos que se encontram habilitados a estarem permanentemente ligados à Internet, sendo capazes de se identificar na rede/dotados de capacidade computacional e de comunicar entre si.
  • k
    KPI - key performance indicators
    Medidas quantificáveis que permitem à organização medir a sua performance ao longo do tempo. Para ser eficaz, um KPI deve estar bem definido, sabendo-se exactamente o que está a medir, quantificável, comunicado a toda a empresa/departamento que influencia esse KPI, e crucial para atingir o objectivo. Para utilizar KPI, devem ser definidos valores target, o nível desejado de performance, e monitorizar-se o progresso real da empresa contra esse target definido.
  • m
    Modelos de monetização
    Processo de passar de algo que não permitia à empresa extrair receita para passar a algo que efectivamente gera receita, ou seja, o processo de tornar algo rentável/lucrativo. Exemplo de monetização é a geração de receitas de algumas empresas através da cedência de dados dos seus utilizadores a terceiros.
  • r
    Realidade aumentada
    Integração e sobreposição de elementos e conteúdos virtuais (conteúdo visual, áudio ou outras melhorias sensoriais) no mundo físico, complementando-o, isto é, o utilizador continua a ver o mundo real, aprimorado com alguns elementos virtuais. Esta tecnologia tem aplicações nas mais variadas indústrias, desde o entretenimento à medicina e indústria automóvel.
    Realidade virtual
    Criação de um ambiente virtual apresentado ao utilizador de forma a que este tenha a sensação de estar presente neste “mundo virtual”. Uma vez imerso nesse ambiente, o utilizador é capaz de interagir com o mesmo e de manipular objectos ou realizar acções, como deslocar-se.
    RFID
    Radio frequency identification, em Português identificação por radiofrequência: tecnologia para identificação automática através de sinais de rádio, capturando e armazenando dados remotamente através de etiquetas RFID, acopladas aos objectos. Esta tecnologia pode ser utilizada sempre que seja necessário identificar ou rastrear/localizar objectos, nomeadamente para controlo de stocks ou monitorização de artigos ao longo do processo produtivo e na logística e transporte.
  • s
    Softwares de simulação 3D
    Software utilizado para simular ambientes reais, que permite ao utilizador experimentar em ambiente virtual, sem risco, diversas situações de forma a ganhar insights transportáveis para o mundo físico. Os softwares de simulação podem ter diversas aplicações, nomeadamente para formação de colaboradores, para optimização de sistemas de produção ou para desenvolvimento e design de produtos, ente outros.
  • t
    Transformação digital
    Processo no qual as organizações utilizam o que há de mais tecnológico na actualidade, como ferramentas e metodologias de análise de dados tecnológicos, para aumentar a produtividade e, consequentemente, potencializar os seus resultados gerando também mais valor para o cliente. Este é um processo amplo, no qual a tecnologia passa a ocupar um lugar central na organização.

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