A transformação digital nas organizações começa com a definição de uma estratégia de inovação tecnológica, decomposta em objectivos que traduzam a sua visão e o posicionamento que deseja ter no futuro, considerando uma monitorização regular do ambiente externo e de tendências de mercado.
Estes objectivos materializam-se num plano de acção, onde são evidenciados a forma e os meios para os alcançar, tendo em conta os recursos disponíveis (humanos, financeiros, físicos, tecnológicos, entre outros). Este plano deve também compreender a identificação, avaliação e selecção de parceiros externos a fim de criar e promover um ecossistema de inovação, que facilite tanto a execução das operações da organização como a aquisição e partilha de conhecimento.
A organização é igualmente responsável por facilitar a adopção de novas formas de trabalho e novas tecnologias resultantes da inovação digital, formando, sensibilizando e envolvendo os colaboradores em todos os momentos da transição. É ainda essencial, identificar as competências necessárias para a execução da estratégia de inovação tecnológica e planear de que forma as lacunas reconhecidas podem ser colmatadas, através da formação para a requalificação e ajuste às novas exigências ou através da aquisição de novos recursos.