Num mercado cada vez mais competitivo, marcado por mudanças tendencialmente rápidas e imprevisíveis, a forma tradicional de operar tem-se demonstrado insuficiente para satisfazer as expectativas e necessidades dos clientes, que são cada vez mais exigentes. As organizações precisam de ser capazes de agir rapidamente, com informação, inteligência e confiança, às alterações da envolvente, sejam estas motivadas pelo cliente, pela concorrência ou por alterações na dinâmica de mercado. De modo a serem mais ágeis, eficientes e resilientes, as organizações devem ainda garantir um melhor planeamento, execução e visibilidade ao longo de todas as operações da cadeia de abastecimento/valor.
O caminho a percorrer passa não só pelo planeamento do crescimento através da inovação, considerando a avaliação e selecção de projectos de transformação digital, mas também pelo conhecimento das operações e pela recolha de dados dos processos, sendo que a crescente quantidade e qualidade de informação e transparência decorrente da implementação de tecnologias permitirá uma tomada de decisão mais ágil, mais sustentada e, potencialmente, mais inteligente e preditiva.